Em destaque

P&D Informa

O P&D Informa foi desenvolvido pela equipe das Bibliotecas da Fundação Dom Cabral com o apoio da Gerência de Conhecimento e Aprendizagem, com o intuito de divulgar a produção acadêmica dos professores, apoiar os gerentes e Associados Regionais e disseminar os serviços que as bibliotecas oferecem para auxiliar nossos clientes internos e externos.

Veja as novidades e as listas de publicações e pesquisas que estão sendo desenvolvidas pelos núcleos de pesquisa da FDC, clicando aqui!

I Encontro Temático: Ciclo 2021

O primeiro encontro temático do ano de 2021, realizado no dia 23 de abril, foi mediado pelo prof. Aldemir Drummond. Os professores Fabian Salum, Samir Vaz e Dalton Sardenberg apresentaram suas pesquisas e debateram sobre os temas com os participantes.
O prof. Fabian apresentou sobre modelos de negócio digitais, o prof. Samir falou sobre estratégia aberta, e o professor Dalton nos mostrou as oportunidades em governança em empresas familiares.
Após o evento, foi enviado aos participantes um questionário de avaliação, e entre os comentários recebidos, destacamos:
Os professores Fabian, Dalton e Samir trataram o tema de forma competente, correlacionando teoria e prática, deforma consistente. Trouxeram a portes muito atuais. O Prof. Aldemir Drummond mostrou-se hábil em mediaras colocações e incentivar a participação do ‘público’. Desejo rever a atividade, se possível. Obrigada. […]

Para ter acesso à gravação do encontro, clique aqui.

Resiliência empresarial: competência essencial

Lições para 2021

Em mais um novo relatório de pesquisa, publicado em março de 2021, os professores Fabian Salum, Karina Coleta e Hugo Tadeu oferecem insights e sugestões de prioridades para auxiliar e preparar as empresas para o momento de retomada pós-isolamento social.

Clique aqui e acesse a publicação!

Lançamento do e-book Digital

A economia que move as empresas e o mundo: onde estamos e aonde podemos chegar

O e-book Digital foi construído com uma coletânea de artigos tendo como tema principal a economia digital, e apresenta questionamentos e reflexões que a norteiam, dentre elas, a globalização 5.0, a desigualdade social, a rivalidade entre os Estados Unidos e a China, a política industrial, entre outros.

Clique aqui e confira!

FDC na mídia internacional

De acordo com o artigo publicado Railway Gazette International, no dia 09 de novembro de 2020, estão sendo avaliadas propostas de revitalização da malha ferroviária no estado de Minas Gerais. Estas propostas incluem os serviços de carga e passageiros. A Fundação Dom Cabral está desenvolvendo o Plano Estratégico Ferroviário, baseado em uma análise da rede ferroviária atual, que fornecerá dados sobre viabilidade, oferta e demanda, bem como custos prováveis.

Para conferir o artigo na íntegra, clique no link a seguir: https://www.railwaygazette.com/infrastructure/minas-gerais-plan-includes-passenger-revival/57748.article.

Fonte: MINAS Gerais plan includes passenger revival. Railway Gazette International, 9 Nov. 2020. Disponível em: https://www.railwaygazette.com/infrastructure/minas-gerais-plan-includes-passenger-revival/57748.article. Acesso em: 16 nov. 2020.

FDC promove Encontro Temático

Oportunidade de compartilhamento de pesquisas gera potencialidades para propostas e relação com clientes

O Encontro Temático “Gestão em tempos desafiadores: a Inovação de mãos dadas com a Agilidade” foi realizado online, dia 26/8, e contou com a presença dos professores Paulo Renato, Oliviero Roggi, Humberto Falcão e Carlos Arruda, que apresentaram os resultados de suas pesquisas, que abordaram os temas “Agilidade para mais resiliência e competitividade”, “Gestão da crise e continuidade dos negócios: agilidade em gerar resiliência financeira para as empresas”, ”Inovação no Setor Público em tempos desafiadores” e “Empresas Inovadoras e a pandemia da Covid-19”.

Os encontros temáticos são uma oportunidade para os professores tempo integral compartilharem suas pesquisas e debaterem temas atuais com os colaboradores, orientadores técnicos, professores associados core e associados regionais da FDC.

Saiba mais sobre o que foi apresentado pelos professores

Professor Paulo Renato – Ênfase em Analytics

Ressaltou o aumento da resiliência nas empresas e nas pessoas; a falta de formação dos profissionais para interpretar dados, capacidade de raciocínio lógico e analítico; e a dificuldade das empresas em adotarem metodologias para apoiarem seus processos externos. 

Professor Humberto Falcão – Ênfase em Inovação na Gestão Pública

Apresentou dicas relacionadas à gestão pública que podem ser de grande importância para a sociedade e organizações privadas; destacou o tema “laboratórios setoriais”, onde os colaboradores podem criar e errar de forma controlada e ágil; ressaltou ainda que o setor público conta, atualmente, com 64 GOVTECHS (startups dedicadas a buscar soluções para melhorar a qualidade do setor público); e citou a INOVA, uma rede composta por várias organizações do governo para disseminar inovação. 

Professor Oliviero Roggi – Ênfase em Prontidão da Resposta

Apresentou como tema principal a gestão de riscos e a criação de comitês nas empresas para o gerenciamento de riscos. Também destacou que “as práticas de resiliência providenciam vários benefícios às organizações que a praticam”. 

Professor Carlos Arruda – Ênfase nas Empresas Inovadoras

Destacou o Centro de Referência de Inovação de Minas Gerais, onde há comunidades de empresas que compartilham inovações; e ressaltou que as empresas têm que saber os dados que precisam e pensar constantemente nos temas: estratégia, cultura, processos e pessoas, para inovar e serem ágeis em suas respostas para a sociedade. 

Fonte: FDC em Notícias, set. 2020.

Para ter acesso aos vídeos dos encontros temáticos, pesquise o termo “encontro temático” no nosso catálogo no Pergamum ou na aba “Vídeos” deste blog.